Técnicas e Métodos de Estudo



Disciplina SEAD - Módulo "Técnicas e Métodos de Estudo"


1. Estude de forma ativa
Devemos estudar de forma ATIVA, fazendo resumos com nossas próprias palavras sobre a matéria lida e aprendida em sala de aula sem fazer consulta aos materiais, pois dessa forma o cérebro é obrigado a se esforçar para recuperar as informações.

2. Faça autoavaliações
Devemos fazer testes, responder perguntas, avaliar o nossos conhecimentos após estudar. A autoavaliação exige esforço, pois precisamos articular as respostas. Quando a informação é recuperada com sucesso, a memória é fortalecida e novas conexões são criadas, intensificando o aprendizado.

3. Explique o conteúdo
Para conseguir explicar o conteúdo para uma pessoa, precisamos recuperar uma série de informações que captamos, organizá-las na mente e depois apresentá-las de forma clara, e isso exige um grande esforço mental. A técnica Feyman é ótima para aprender e ampliar a compreensão.

4. Faça interrupções
Utilizando a técnica POMODORO, devemos usar despertadores e parar o trabalho no meio, fazer um curto intervalo e depois voltar de onde paramos. Interromper propositalmente faz com que o assunto fique em destaque na nossa mente, e desenvolve a memória ao ter que recuperar as informações.

5. Intercale os assuntos
Devemos intercalar os assuntos, de maneira que uma mesma habilidade não seja estudada de uma só vez. Com a variação aleatória de conteúdo somos forçados a desenvolver habilidades gerais, aprendemos a diferenciar um assunto do outro, a identificar cada tipo de problema e associá-lo à melhor solução. 


Baseado no livro Como aprendemos, de Benedict Carey. 
Disponível em: <https://goo.gl/po1Uw1>. Acessado em 05 de outubro de 2017.

Comentários